Desenvolvedor web

Desenvolvedor web
Figura 1 – Desenvolvedor web

O desenvolvedor web, também conhecido como programador web, é o profissional que conhece serviços, softwares, paradigmas e linguagens de programação de aplicações online. O desenvolvedor web, na prática, pode ter participado ou não do processo de configuração de servidores e elaboração do software, mas por via de regra, cria código de novas funcionalidades e corrige erros nos sistemas dos quais é responsável em sua rotina de trabalho.  Entenda mais sobre o perfil e quais as funções desse profissional de T.I. no processo de produção e entrega de software:

São diversos os tipos de aplicações online que são construídas e/ou implantadas por desenvolvedores. Inclusive aqui na homepage do website há bons exemplos.



Qualificação

O processo de qualificação do desenvolvedor web parte do estudo dos conceitos básicos como toda profissão, tais como operação em linha de comando, ferramentas IDE de código, recursos de desenvolvedor do navegador, o ciclo de requisição HTTP e por fim as tecnologias-chave comuns a todo sistema web: JavaScript, HTML e CSS.

O desenvolvedor web conta com uma infinidade de linguagens de programação, documentação, bibliotecas plug-and-play, e suporte da comunidade. Nota-se a predominância de informação compartilhada em inglês, o que exige conhecimento prévio da língua norte-americana.

Cursos reconhecidos consolidam conhecimentos e certificações comprovam conhecimentos. O desenvolvedor web pode se qualificar por diversos meios: livros, eventos, cursos rápidos, treinamentos, cursos técnicos, graduação e pós-graduação.

Google Trends: Interesse por “Desenvolvedor Web” sempre em alta

Funções

Análise de requisitos

O desenvolvedor web tem a competência de compreender as necessidades do negócio e traduzir para funcionalidades de sistema para gerar uma lista de requisitos de software (funcionais e não-funcionais) como referência inicial. Essa lista produzida então é auditada pelo gestor do negócio e o desenvolvedor, que agora  podem enumerar as prioridades de entrega de funcionalidades.

Análise de cronograma e custo

De posse dos requisitos, o desenvolvedor deve avaliar o tempo e o investimento necessários para criação de um MVP (protótipo) e distribuir as entregas de funcionalidades em quadros de tempo (sprints). O valor parte dos custos/hora do desenvolvedor – e sua equipe, quando essa existe – incluindo impostos, licençás de software e as horas de trabalho.

Prototipação

A prototipação (ou MVP – Produto Mínimo Viável) valida o produto de software antes de maiores investimentos. É adotada por 100% das startups de inovação, que focalizam entrega de funcionalidades-chave nos primeiros momentos, para entender o sentimento do consumidor, e então agregar valor iterativamente. O desenvolvedor web, nesse caso, participa do processo de configuração de servidores e elaboração do MVP do software.

Modelagem de dados

A modelagem de dados envolve formulação prévia dos requisitos do projeto, conhecimento de UML e ferramentas de diagramação de bancos de dados. A etapa de modelagem de dados é frequentemente negligenciada devido à urgência por resultados efetivos. No entanto, a verdade é que os modelos de dados orientam equipes, diminuem a chance de erro na criação das tabelas, relações e rotinas do banco de dados, além de facilitar manutenções futuras.

Leia mais em “Diagramas para analistas desenvolvedores web

Testes

O desenvolvedor web que trabalha orientado a testes (TDD) entrega código encapsulado, ou seja, código que responde apenas o esperado, sem erros. Essas funcionalidades em formato de pequenos módulos, cada qual com suas responsabilidades, são pensadas de tal forma para que possam ser reutilizadas no mesmo ou em outros sistemas. Geralmente, a execução dos testes é realizada via linha de comando, seguida pela integração desse código verde ao código de produção do sistema.

Leia mais em “Conceitos de teste de software

Programação

A função principal do desenvolvedor web é programar o software (camadas de dados e controle), após ter participado (ou não) das etapas de configuração de servidores e elaboração do software. O desenvolvedor aqui também é identificado como “Desenvolvedor Back-end”, por estar mais próximo da infraestrutura do sistema.

Design

A função do desenvolvedor web também é criar as páginas (camada visual) do software, após ter participado (ou não) das etapas de desenho das interfaces. O desenvolvedor aqui também é identificado como “Desenvolvedor Front-end”, por estar mais próximo da camada de interação humano-sistema.

Auditoria de sistemas

Por meio de ferramentas de benchmark de performance, o desenvolvedor web realiza uma análise que certifica as partes interessadas de que o sistema transita informações dentro do tempo esperado, sem brechas de segurança. Essa análise envolve ainda processamento de dados históricos para entender comportamentos dos usuários.

Leia mais em “Planejamento de Capacidade para Otimizar Sistemas

Conclusão sobre o profissional Desenvolvedor Web

Desenvolvedores Web são profissionais que operam sistemas de natureza operacional e inovadora, e que conhecem desde os conceitos básicos de programação até o mais estranho dos erros. Por demanda do mercado, estão sendo criadas ainda especializações para este profissional, tais como Arquiteto de Software e Cientista de Dados.

Muitas vezes a contratação de um gestor de projetos pode inviabilizar um projeto de pequeno porte, e é aí que as competências intrísecas do desenvolvedor permitem que ele leve um projeto do zero, da mesa do gestor do negócio para o ambiente de produção em escala. Contratar um desenvolvedor profissional que domine também análise de negócio e projeto significa que as soluções de software serão mais produtivas.

Leia mais em “Demanda de software e a busca pelo perfil do fornecedor de serviços de desenvolvimento


Entendeu a idéia? Posso te ajudar com isso: Abrir Chat


Quem sou

Matteus Barbosa - Desenvolvedor Web
Interessado por negócios e tecnologia, sou formado em sistemas de informação pela PUC e atuo como consultor de aplicações web, resolvendo problemas de negócios relacionados a conciliação bancária e plataformas de ensino a maior parte do tempo. Me interessa documentação de qualidade, casos de sucesso e networking. Agreguei valor para os negócios onde contribuí. Entre os próximos objetivos, busco experiências de desenvolvimento internacional.