Inteligência de negócio

Tomaremos TURBAN como base:

TURBAN, E. et all. Tecnologias da informação para a gestão. 6.ed. São Paulo : Buckman, 2010. Cap. 11. Inteligência de Negócio e gestão de desempenho da empresa. P. 445-484.

Tópicos

  1. Definição de Inteligência de Negócio
  2. Principais componentes da Inteligência de Negócio
  3. Principais benefícios da Inteligência de Negócios (tangíveis e intangíveis)
  4. Processamento analítico online (Online Analytical Processing – OLAP)
  5. Relatórios e consultas de rotina vs. AD-HOC
  6. Mineração de dados
  7. Mineração de texto
  8. Mineração de web
  9. Processo de visualização de dados e os tipos de visualização
  10. GIS e suas principais capacidades
  11. Realidade virtual
  12. Inteligência Competitiva
  13. Gestão do desempenho do negócio (Business performance management – BPM)
  14. Benefícios estratégicos da Inteligência de Negócio
  15. Em quais casos podemos usar a mineração de dados, a mineração de texto e a mineração web?
  16. Analise de Negócio em tempo real esta se tornando crucial?
  17. Relação de Inteligência de Negócio e a Inteligência Competitiva. Por que ambas incluem o termo inteligência?

Definição de Inteligência de Negócio

Conjunto de recursos que combina arquitetura, ferramentas, banco de dados, aplicações e metodologias para gerar conhecimento sobre o negócio.

Principais componentes da Inteligência de Negócio

  • Processamento analítico: Análise dos dados acumulados frequentemente pelos usuários finais. 

  • Data warehouse: Dados originais do negócio. 

  • Analítica de negócios: Business Analytics – Coleção de ferramentas para manipular, extrair e analisar os dados no DW. 

  • Gestão de desempenho do negócio: Business Performance Management – BPM – Definições, metas, métricas para monitorar e analisar o desempenho do negócio. 

  • Interface com o usuário 

Principais benefícios da Inteligência de Negócios (tangíveis e intangíveis)

Nos benefÍcios tangíveis, estão inclusos:

  • Relatórios mais exatos e rápidos 

  • Aumento de receitas 

Nos benefícios intangíveis, destacamos:

  • Economia de tempo  

  • Versão única da verdade 

  • Estratégias e planos aprimorados 

  • Processos mais eficientes 

  • Economia de custo 

  • Relacionamento aprimorado com clientes e parceiros 

  • Tomada de decisão aprimorada 

  • Serviço de atendimento ao cliente aprimorado 

Processamento analítico online (Online Analytical Processing – OLAP)

Aplicações nas quais os usuários finais têm acesso para extrair os dados de suas bases e construir os relatórios capazes de responder às questões gerenciais. Apresentam dados resumidos e históricos. Realizam processamento de vários dados ao mesmo tempo orientados por assunto. Projetado para processamento analítico de dado não estruturado.

Relatórios e consultas de rotina vs. AD-HOC.

Relatórios de rotina são gerados automaticamente em periodos pre-definidos. São gerados dados de sistemas operacionais ou DW, enquanto ad-hoc é gerado para usuários e necessidades específicas. Consultas Ad Hoc são consultas que não podem ser determinadas antes do momento em que a consulta é emitida:

  • Análise de resultados dos relatórios 

  • Multidimensionalidade 

  • Analítica de negócios avançadas 

Mineração de dados

Relacionada à pesquisa de informações valiosas em um grande banco de dados: uma investigação inteligente dos dados para descobrir precisamente onde existe dado de valor para o negócio. Se trata da descoberta de conhecimento em bancos de dados. Utiliza a inteligência estatística, matemática, artificial e técnicas de aprendizagem baseadas em computador para extrair e identificar informações úteis e o conhecimento subsequente de grandes bancos de dados e DW. Entre as características, destacam-se:

  • Reduz custo de armazenamento e processamento de dados 

  • Reconhecimento do valor indexplorado de Big Data 

  • Identificação de padrões e relacionamentos 

Mineração de texto

Aplicação da mineração para arquivos de texto não estruturados ou menos estruturados. Opera com informações “menos” estruturadas como conteúdo publicitário, documentos publicitários, documentos legais, pedidos de compra e relatórios de pesquisa.

Encontra conteúdos ocultos no documento (nos metadados). Faz agrupamento de documentos por temas comuns, como encontrar reclamações semelhantes.

Mineração web

Descoberta de padrões, perfis e tendências acionáveis e significados a partir de recursos Web. Minerar conteúdo web envolve análise de registros de acesso e outras informações ligadas à navegação dos usuários e padrões de acesso nos sites. Ex: Vigilância de concorrentes, clickstream, navegação assistida.

Processo de visualização de dados e os tipos de visualização

Tecnologias de suporte à interpretação de dados, tais como: Imagens digitais, sistemas de informação geográficas, GIS, gráficos, realidade virtual, apresentações dimensionais, vídeos e animações.

GIS e suas principais capacidades

Sistema de hardware, software, informações espaciais, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem. Realiza integração de dados, equipamentos e pessoas com objetivo de coletar, armazenar, recuperar, manipular, visualizar e analisar dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas conhecido.

Realidade virtual

Também chamada holografia, é uma tecnologia de interface avançada entre usuário e sistema computacional. Busca recriar a sensação de realidade temporal, em tempo real, com uso de técnicas e equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.

Inteligência Competitiva

Um programa sistemático de coleta e análise da informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios visando atingir as metas da empresa.

 

 

Gestão do desempenho do negócio (Business performance management – BPM).

Gestão do desempenho empresarial inclui atividades que garantam que os objetivos estejam constantemente sendo atendidos de forma eficaz e eficiente. A gestão de desempenho pode incidir sobre o desempenho de uma organização, de um departamento, de um funcionário ou até mesmo de processos para construir um produto ou serviço, bem como em muitas outras áreas.

Benefícios estratégicos da Inteligência de Negócio?

O emprego de IN no contexto da organização ocorre com vistas a obter maior performance a partir da obtenção de informações estratégicas, de grande valor para o tomador de decisão. Quanto aos benefícios estratégicos, destacam-se a análise de atividades dos concorrentes e maior acerto quanto a tendências gerais dos negócios.

Em quais casos podemos usar a mineração de dados, a mineração de texto e a mineração web?

  • A mineração de dados: Obtenção do período de maior taxa de vendas de determinado produto, compras relacionadas como no caso da venda de fraldas e cervejas.  

  • Mineração de texto: Exploração de um log de atividades, em busca de acessos em determinado periodo. Obtenção de registros de reclamações semelhantes. 

  • Mineração web: Vigilância de concorrentes, clickstream(monitoramento de cliques), e navegação assistida. 

Analise de Negócio em tempo real esta se tornando crucial?

Pela velocidade das mudanças, o comportamento do usuário e a identificação de oportunidades estratégicas simultaneamente aos acontecimentos. Postergar a análise de negócio pode significar atrasos, e por consequencia tomadas de decisão incorretas.

Relação de Inteligência de Negócio e a Inteligência Competitiva. Por que ambas incluem o termo inteligência?

O termo inteligência, segundo a Wikipedia, diz respeito à “capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações.”. Portanto, é possível inferir que os estudos e as metas estabelecidas tanto para o negócio, quanto para a competição, possuem em comum a capacidade de uso do raciocínio, interpretação e visão de futuro.

4 anos trabalhando em projetos PHP são base sólida para assimilação de outras linguagens e busca de novos desafios. A criação de Sistemas Web e Websites responsivos são minha especialidade. Busco constantemente o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas com foco em boas práticas através do conhecimento adquirido das metodologias. O conhecimento da língua norte-americana proporciona segurança para programar na língua e entender manuais técnicos. Já em posse dos conceitos, as metas perseguidas têm sido o aprofundamento em JavaScript serverside e aplicações mobile híbridas.