16 de novembro
Geral
13 visualizações

100 pontos no Google Lighthouse

Isso mesmo. Você sabe o que é Google e sabe o que são 100 pontos.

Imagine então uma ferramenta criada para a Google. Imagine uma forma de medir a qualidade da sua aplicação web diretamente pelas ferramentas de desenvolvimento do navegador. Sim, o F12 do Google Chrome tem essa ferramenta.

São diversas métricas possíveis, dentre elas PWA, Performance, SEO, Boas Práticas e Acessibilidade. É uma ferramenta imprescindível para garantir a melhor entrega em suas aplicações web. Com ela dá pra simular a renderização da sua aplicação em um dispositivo com baixo poder de processamento, e conexão 3G (lenta).

Isso é importante para saber em quantos segundos é possível visualizar um primeiro desenho de sua aplicação na tela, nesse cenário extremo. Não é difícil encontrar aplicações que demoram 20, 30 segundos para carregar o necessário e gerar algo útil na tela.

Já consegui levar meu website a 96 pontos. Isso só foi possível por um processo de correção e reteste por dezenas de vezes, até que

  • cada script inútil fosse removido, minificado, atrasado ou carregado paralelamente
  • cada imagem pesada fosse compactada
  • apenas restasse o essencial na visualização mobile
  • a navegação com a tecla TAB seguisse uma ordem inteligível para leitores digitais de pessoas com visão reduzida

São todos aspectos a serem observados. O Google está de olho em cada um deles na hora de ranquear seu website. A grande realidade, no entanto, é que não existe cuidado algum quanto a estes aspectos. Poucos profissionais se importam com métricas de qualidade quando o que se exige nas corporações é a entrega rápida e a correção de erros o mais rápido possível.

O Lighthouse da Google é feito pra profissionais exigentes, que prezam pela qualidade em suas entregas. Se você é um desses ou deseja se tornar um, fico feliz em ter ajudado.

Um pouco sobre o autor

Matteus Barbosa - Desenvolvedor Web
Trabalho como Desenvolvedor web, no regime MEI PJ (Pessoa Jurídica) seguindo preceitos da legalidade. Para saber da minha experiência, acesse meu Currículo, meu Portfólio, a relação de Referências de Clientes ou ainda a Lista de Serviços. As propostas de serviço são iniciadas com conversas informais, seguidas da coleta de requisitos, elaboração do cronograma e por fim a proposta de orçamento. Todas as etapas são acompanhados de perto via ferramenta online e videoconferências. Os pagamentos são registrados com entrega de notas fiscais. Presto serviços de projeto, desenvolvimento e manutenção de sistemas baseados nos mais diversos frameworks.