17 de janeiro
Dicas
241 visualizações

Implantação de plataforma EAD (LMS)

A modalidade do Ensino a Distância (EAD) é conhecida por sua natureza escalável no meio online, diminuição de custos, portabilidade, quebra de restrições comuns ao ensino presencial, entre outros aspectos de grande interesse por parte de instituições e alunos: quem busca transmitir o conhecimento e quem busca o conhecimento. Um projeto educacional para ensino a distância envolve planejamento e processos bem definidos para construir o modelo de ensino comum a instituições de ensino online.

Versão em audio do post

The Big Picture

É clara a necessidade de evolução do ensino tradicional para a mobilidade da web. A rotina cotidiana demanda flexibilidade no processo de ensino-aprendizado, o que é oferecido por plataformas virtuais. Projetos de implantação de EAD objetivam regime semi-presencial, onde a plataforma é um complemento do ensino presencial, ou 100% virtual, onde a plataforma concentra toda a informação.

Plano de ação

É necessário identificar, em seu Plano de ação, as variáveis e restrições do contexto: a expectativa da direção e o modelo oferecido pela concorrência. Na reunião inicial, é possível esclarecer agentes relevantes para o projeto, criando um punhado de questões:

  • Qual a sua proposta de ensino?
  • Qual o conhecimento a ser entregue e em quais formatos?
  • Quais os recursos mínimos necessários?
  • Como é dada a efetivação do cadastro? E o cancelamento?
  • Quais recursos e qual plataforma os concorrentes utilizam?
  • Qual o custo e o tempo necessários para se fixar um cronograma?
  • Quando haverão interações e de que forma se darão? Requer tempo real?
  • As transmissões de vídeo ocorrem em tempo real?
  • As avaliações são aplicadas virtualmente?
  • De que forma será documentado o feedback de seus alunos?
  • Quais informações de log mais relevantes para relatórios?

Fornecedores

Contratar um suporte especializado para sua plataforma significa mais tempo para cuidar do negócio e da qualidade do ensino no seu AVA.

Os recursos a serem oferecidos, tais como por exemplo armazenamento de materiais, transmissão de vídeo e interações em tempo real demandam a contratação de parceiros externos à organização, seja pela necessidade de segurança ou especialização que estes recursos requerem.

Profissionais

A fase de elaboração de conteúdo qualificado exije conhecimento aprofundado dos tópicos abordados em seus módulos. Portanto a contratação de professores experientes se faz um diferencial. Não obstante, nem todo projeto LMS depende de professores presentes durante todo projeto.

A alimentação dos conteúdos da plataforma e o monitoramento das atividades dependem de mão de obra treinada na plataforma em uso, seja ela Moodle, Blackboard, Canvas, ou uma solução personalizada de seu fornecedor.

O atendimento para suporte a chamados de alunos também requer profissionais treinados para resolver questões de domínio da plataforma e modelo de ensino.

Plataforma de ensino

A escolha da plataforma de ensino a distância ideal deve ser baseada em um estudo combinado de necessidade e mercado.

Existem opções consolidadas no mercado que permitem customizações de todo seu look & feel.

É possível operar o básico de um LMS (Sistema de Gestão do Aprendizado) sem ajuda de um profissional, entretanto, na prática, a contratação de suporte para configuração, alimentação e manutenções de rotina de plataformas EAD tornam o processo escalável: a configuração avançada de plataformas EAD exige conhecimentos técnicos, a expertise de profissionais. Este item é imprescindível em seu Plano de Implantação.


POEP – Plataforma Online do Ensino Presencial

Foi pensando em resolver uma demanda tão comum a instituições na fase de transição do ensino presencial para plataformas online que criei uma solução de LMS que já suporta as principais regras de negócio de cursos preparatórios, treinamentos, cursos de idiomas, pré-vestibulares. Significa que seus profissionais só precisam configurar sua identidade visual e conteúdo.

Plataforma de vendas

Seus alunos podem adquirir e se inscrever em seus cursos por meio de compra online. Esse processo é mais coerente quando existe a facilidade de uma loja virtual para gerenciamento das vendas. É ideal contar com os profissionais certos para projetar e desenvolver.

Credenciamento MEC

O MEC disponibiliza um documento com todas as informações para credenciamento de curso superior. A taxa para cobrir os custos da visita de credenciamento é de R$700,00. O processo pode levar até seis meses: um prazo que já foi maior devido ao antigo requisito de curso presencial: o que poderia levar dois anos. Hoje, instituições de graduação e pós-graduação podem solicitar credenciamento sem a exigência de um curso presencial.

Gostou do assunto? Escrevi mais no meu artigo acadêmico chamado Educação a Distância. Confira!

Já posso capacitar fundamental e médio via EAD?

Ainda não. Segundo parecer homologado do MEC p.2, apesar de reconhecer a urgência da normalização do modelo EAD para ensinos fundamental e médio, restringe sua ministração até o presente momento: […] “a ser ministrado exclusivamente em instituições credenciadas pela União” […].

Exemplos de Implantação de EAD

Documento

Veja como o PROMOVE realizou sua implantação de EAD.


Entendeu a idéia? Posso te ajudar com isso: Abrir Chat



Um pouco sobre o autor

Matteus Barbosa - Desenvolvedor Web
Interessado por negócios e tecnologia, sou formado em sistemas de informação pela PUC e atuo como consultor de aplicações web, resolvendo problemas de negócios relacionados a conciliação bancária e plataformas de ensino a maior parte do tempo. Me interessa documentação de qualidade, casos de sucesso e networking. Agreguei valor para os negócios onde contribuí. Entre os próximos objetivos, busco experiências de desenvolvimento internacional.