20 de junho
Cobrança
196 visualizações

Integração de gateways de pagamento

Integração com gateways de pagamento é requisito essencial para vendas online.

Integrar sistemas gateway de pagamento com lojas virtuais é trabalho do desenvolvedor, que deve conhecer a documentação de API do serviço intermediário de pagamento. O desenvolvedor também programa componentes de aplicação e plugins “do zero” quando alguma regra de negócio exige um componente inexistente no mercado, mediante análise do problema.


Integração de gateways – Versão em audio:

O que está envolvido no processo de integração de gateways:

  1. Gateway Intermediário: plataforma/sistema que garante armazenamento e segurança das transações e fornece informações sobre as mesmas para os clientes integrados. Exemplos: PayPal, Moip, PagSeguro e outros.
  2. Loja Virtual: plataforma de vendas. Exemplos: Magento, Shopify, WooCommerce e outras.
  3. Desenvolvedor: o responsável por programar a comunicação entre loja virtual e Gateway de pagamento.
  4. Cliente: Usuário cadastrado na loja virtual e no gateway de pagamentos.

Como funcionam os gateways de pagamento?

Gráficos de desenvolvimento

Gateways de pagamento são plataformas como serviço que administram transações de lojas virtuais para permitir a venda por múltiplos métodos de pagamento, sem que os proprietários das lojas virtuais se preocupem em desenvolver suportes CNAB específicos para cada um dos métodos de pagamento – sendo os mais conhecidos: cartão de crédito, boleto, débito e depósito em conta.

Não recomendo vender sem gateway. Por que?

O ideal é contar com serviços e ferramentas que entreguem a tecnologia pra que você tenha mais tempo pro seu negócio. Eu explico porque:

Sobre os pagamentos: para aceitar vários tipos de pagamentos e bandeiras de cartão, você precisa integrar um gateway, que facilita o processo e oferece garantias dos pagamentos. Hoje em dia não há como fugir disso, pois o custo é muito alto e demanda muitas horas de trabalho para desenvolver suas próprias conciliações, além de envolver riscos.

É possível criar seu gateway de pagamentos “próprio”, porém uma solução 100% própria demanda pessoal e tempo, além do risco de chegar no mercado tarde demais. Não perca o foco da sua atividade-fim! Projetos grandes são complicados!

Não tente imaginar os complicadores que surgem para desenvolver drivers de conciliação específicos para cada banco e bandeira de cartão.

Percebe-se a necessidade de atuação de um time de testes junto à equipe de desenvolvimento. Esses devem ser os feras dos testes, que entendem bem as rotinas de compra do cliente.

Processo básico de integração com Gateway

  1. Desenvolver sua plataforma de e-commerce (caso não exista)
  2. Conhecer os preços dos gateways mais populares e confiáveis
  3. Selecionar um gateway que disponha de API para integração
  4. Contratar o desenvolvedor que tem experiência com a plataforma de e-commerce e o gateway escolhidos
  5. Obter um cronograma e orçamento para entregas do desenvolvedor
  6. Testar as entregas do desenvolvedor
  7. Publicar a opção de pagamento via gateway

Gráficos de desenvolvimento

Conclusão sobre Integração de Gateways

Gateways de pagamento solucionaram diversos problemas, dos quais destaco dois: I) Cuidar da conciliação bancária de diversos métodos de pagamento envolve um alto risco e custo ao projeto. II) Gerenciar pagamentos é tarefa onerosa, atividade-meio, que era realizada internamente por medo ou inseguraça. Hoje esse paradigma foi quebrado através de serviços de gateways confiáveis e escaláveis.


Entendeu a idéia? Posso te ajudar com isso: Abrir Chat



Um pouco sobre o autor

Matteus Barbosa - Desenvolvedor Web
Trabalho como Desenvolvedor web, no regime MEI PJ (Pessoa Jurídica) seguindo preceitos da legalidade. Para saber da minha experiência, acesse meu Currículo, meu Portfólio, a relação de Referências de Clientes ou ainda a Lista de Serviços. As propostas de serviço são iniciadas com conversas informais, seguidas da coleta de requisitos, elaboração do cronograma e por fim a proposta de orçamento. Todas as etapas são acompanhados de perto via ferramenta online e videoconferências. Os pagamentos são registrados com entrega de notas fiscais. Presto serviços de projeto, desenvolvimento e manutenção de sistemas baseados nos mais diversos frameworks.