29 de janeiro
Geral
63 visualizações

Servidor compartilhado ou dedicado? Qual escolher?

Uma decisão que parece tão difícil, mas é tão corriqueira na vida do profissional de T.I.. Saber a relação de custo/benefício nem sempre é fácil, a considerar a volatilidade dos preços em dólar, o suporte em português, o provedor que já conhecemos e a velha mania de ter medo do desconhecido.

Servidores compartilhados

A verdade é que a maioria das aplicações de negócios de pequeno e médio porte são bem atendidas por servidores compartilhados. Isso se dá pela predominância de aplicações que rodam em Apache2/PHP, que funcionam em single-thread e delegam grande parte do processamento das interações ao navegador cliente, via JavaScript, ambos consultando a camada de dados MySQL. Minha recomendação, como desenvolvedor web desde 2012, é permanecer com servidor compartilhado até que se justifique um investimento maior, em servidor dedicado com armazenamento escalável, redundância, tempo de resposta rápido e outras variáveis. Pessoalmente, uso e recomendo o plano trienal da Hostinger há três anos, aproximadamente. E não, isso não é publicidade paga.

Servidores dedicados

Se deseja conhecer um servidor dedicado, a Amazon oferece camadas gratuitas, ou “Free Tiers” onde é possível, por exemplo, usar um “t2.micro” com 1GB de RAM e 1 virtual CPU, ainda PHP e banco MySQL por um ano, gratuitamente. O cadastro requer cartão de crédito, mas nada é cobrado sem avisos.

Use dados do Google Analytics para decidir

Use as estatísticas disponíveis para tomar sua decisão. A chave é saber seu consumo mensal. Suponhamos que seus dados do Analytics dos últimos 30 dias apontam 600 acessos com média de 2 minutos cada… é matemática simples:

Tempo de uso = 600a * 2m = 1200 minutos.

Ou seja, seu servidor tem uso médio de 20 horas/mês, e você nem precisa de Planejamento de Carga ou Otimização de Sistemas de Produção pra chegar nesse número. Agora você sabe a capacidade necessária e só precisa fazer uma pesquisa simples para comparar os serviços de hospedagem compartilhada como Hostinger, Locaweb, Hostgator e criar comparações com serviços de servidor dedicado na Digital Ocean, Amazon, Azure, Umbler, OpenShift… Precisa de um estudo mais específico? Chame no chat!


Um pouco sobre o autor

Matteus Barbosa - Desenvolvedor Web
Trabalho como Desenvolvedor web, no regime MEI PJ (Pessoa Jurídica) seguindo preceitos da legalidade. Para saber da minha experiência, acesse meu Currículo, meu Portfólio, a relação de Referências de Clientes ou ainda a Lista de Serviços. As propostas de serviço são iniciadas com conversas informais, seguidas da coleta de requisitos, elaboração do cronograma e por fim a proposta de orçamento. Todas as etapas são acompanhados de perto via ferramenta online e videoconferências. Os pagamentos são registrados com entrega de notas fiscais. Presto serviços de projeto, desenvolvimento e manutenção de sistemas baseados nos mais diversos frameworks.